ENTEROBACTERIACEAE

FAMILIA ENTEROBACTERIACEAE

  1. Com relação a patogenicidade, das Enterobacterias, comente sobre o mecanismo de patogenicidade das EPEC. RESP= EPEC ("Enteropathogenic E.coli"): causam diarreias não sanguinolentas epidémicas em crianças, especialmente em países pobres. Têm um fator de adesão aos enterócitos e produzem enterotoxinas, resultando em destruição dos vilos do intestino delgado, com malabsorção dos nutrientes e consequente diarreia osmótica. Há também febre, nauseas e vómitos.
  2. Com relação a patogenicidade, das Enterobacterias, comente sobre o mecanismo de patogenicidade das ETEC. RESP= ETEC ("Enterotoxic E.coli"): são a causa mais comum de diarreia do turista, sendo ingeridas em grandes numeros em comida mal cozinhada ou água contaminada com detritos fecais. Resolve com imunidade durante vários meses, logo o turista normalmente só é apanhado uma vez. Infectam principalmente o intestino delgado. Sintomas adicionais são dores violentas abdominais, vómitos, nauseas e febre baixa. Produzem enterotoxinas semelhantes à toxina da cólera, com actividade de adenilato ciclase. O aumento do GMPc (um mediador) dentro do enterócito causa aumento da secreção de electrólitos como cloro e sódio para o lúmen intestinal, seguidos de água por osmose. O resultado é diarreia profusa aquosa, tipo água de arroz, sem sangue. A bacteria tem fímbrias que lhe permite aderir fortemente ao epitélio e não ser completamente arrastada pela diarreia volumosa. A doença é perigosa para crianças pequenas devido à desidratação. Deve lhes ser administrada bastante água (mais é melhor que menos) com um pouco de sal e açucar.
  3. Com relação a patogenicidade, das Enterobacterias, comente sobre o mecanismo de patogenicidade das EIEC. RESP=EIEC ("Enteroinvasive E.coli"): são invasivas e destrutivas da mucosa intestinal, causando úlceras e inflamação. O resultado é diarreia aquosa inicial seguida em alguns doentes de diarreia com sangue e muco, semelhante à da disenteria bacteriana.
  4. Com relação a patogenicidade, das Enterobacterias, comente sobre o mecanismo de patogenicidade das EHEC. RESP= EHEC ("Enterohemorragic E.coli"): causam diarreia aquosa inicial que pode progredir em colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urémico (que ocorre em 5% das infecções por EHEC). Têm [fímbria]]s aderentes e produzem uma toxina semelhante à shiga-toxina produzida pela Shigella. Podem provocar anemia, trombocitopenia e insuficiência renal aguda potencialmente perigosa.
  5. Com relação a patogenicidade, das Enterobacterias, comente sobre o mecanismo de patogenicidade das EAEC. RESP= EAEC ("Enteroaggregative E.coli"): Têm fímbrias, produzem toxinas semelhantes às da ETEC, resultando em diarreia aquosa ou hemorragica persistente em crianças. As bactérias têm aparÊncia caracteristica, aglutinando-se umas ás outras em "muros de tijolos".
  6. Com relação a patogenicidade, das Enterobacterias, comente sobre o mecanismo de patogenicidade das UPEC. RESP=UPEC ("Uropathogenic E.coli"): causa frequentemente infecções do tracto urinário (ITUs) em mulheres jovens. Têm receptores especificos para moléculas da membrana de células do epitélio da pelve renal. Produzem hemolisinas que lisam os eritrócitos.
  7. Quais as principais bactérias que se busca em uma coprocultura de um paciente com diarréia? RESP=ESCHERICHIA COLI, SALMONELLA, SHIGUELLA E YERSINIA ENTEROCOLITICA
  8. Como é feito o diagnóstico de infecções causadas por Esherichia coli? RESP=É feito pela cultura de amostras dos líquidos infectados e observação microscópica om análises bioquimicas. São usadas técnicas genéticas para identificar genes presentes no genoma da E.coli.
  9. COMENTE sobre as principais doenças causadas por Escherichia coli. RESP= Intoxicação alimentar: a E.coli é uma causa importante de Gastroenterites. Infecção do tracto urinário (ITU): é a mais frequente (cerca de 80% dos casos) causa desta condição em mulheres jovens, podendo complicar em pielonefrite. Resultam da ascensão do organismo do intestino pelo ânus até ao orificio urinário e invasão da uretra, bexiga e ureteres. Frequentemente causadas pelo serovar UPEC. Também conhecida como cistite da lua de mel devido à propensão para aparecer em mulheres sexualmente activas. Escherichia coli junto a muito maiores leveduras da cerveja ('Saccharomyces cerevisiae) Colecistite . Apendicite Peritonite: se perfurarem a parede intestinas ou do tracto urinário. A mortalidade é alta. Meningite: a maioria dos casos de meningite em neonatos é causada pela E.coli. Infecções de feridas Septicémia: causam 15% dos casos da multiplicação sanguinea frequentemente fatal; contra 20% por Staphylococcus aureus. É uma complicação de estágios avançados não tratados de doença nas vias urinárias ou gastrointestinais. A mortalidade é relativamente alta
  10. O que é DISENTERIA BACILAR?  RESP= É uma infecção causada por uma bactéria do gênero Shiguella e suas espécies
  11. Como se adquire a dinsenteria bacilar? RESP= A infecção se dá através da água e alimentos contaminados. Também está demonstrado que pode ser transmitida por contato pessoal
  12. Quais os sintomas das Shigelose? RESP = Os sintomas são bem variáveis, podendo ser assintomático ou apresentar formas muito graves. As formas leves podem apresentar somente diarréia aquosa. As formas graves podem apresentar febre, diarréia, dor abdominal em forma de cólica e, após alguns dias, diarréia com sangue e manifestações de toxemia como desidratação, hipotensão, convulsões.
  13. Qual o objetivo da vigilância epidemiológica no caso da Shigelose e as respectivas medidas de controle? RESP= monitorar os surtos; fazer a manutenção das atividades de educação em saúde. As medidas de controle incluem: tratamento da água; destino adequado de lixo, higiene pessoal e alimentar.É necessário educação em saúde em locais de uso coletivo como colégios, creches, hospitais, quartéis, penitenciárias que podem apresentar riscos maiores quando as condições sanitárias não são adequadas. As ocorrências em creches devem ser seguidas de isolamento entérico, além de reforçadas as orientações quanto à manipulação de alimentos.
  14. O que é Salmonelose. RESP=Salmonelose é uma doença infecciosa provocada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella, que pertencem à família Enterobacteriaceae, existindo muitos tipos diferentes desses germes. A Salmonella é conhecida há mais de 100 anos e o termo é uma referência ao cientista americano chamado Salmon, que descreveu a doença associada à bactéria pela primeira vez.
  15. Faça comentários sobre a “como se adquire uma Salmonelose”? RESP= A Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. É muito freqüente a contaminação de alimentos crus de origem animal.  O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a Salmonella. A manipulação de alimentos por pessoas contaminadas que não lavam as mãos com sabonete, pode causar sua contaminação. Fezes de animais de estimação, especialmente os que apresentam diarréia, podem conter Salmonella, e as pessoas em contato com estes animais podem ser contaminadas e contaminar a outras se não adotarem medidas rígidas de higiene (lavar as mãos com sabonete). Répteis são hospedeiros em potencial para a Salmonella e as pessoas devem lavar as suas mãos imediatamente após manusear estes animais, mesmo que o réptil seja saudável.
  16. Quais os sintomas da Salmonelose? RESP= A maior parte das pessoas infectadas com Salmonella apresenta diarréia, dor abdominal (dor de barriga) e febre. Estas manifestações iniciam de 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas infectadas, a diarréia pode ser severa a ponto de ser necessária a hospitalização devido à desidratação. Os idosos, crianças e aqueles com as defesas diminuídas (diminuição da resposta imune) são os grupos mais prováveis de ter a forma mais severa da doença. Uma das complicações mais graves é a difusão da infecção para o sangue e daí para outros tecidos, o que pode causar a morte caso a pessoa não seja rapidamente tratada.
  17. Como se faz o diagnóstico de uma Salmonelose? RESP=Muitas doenças podem causar as mesmas manifestações que a salmonelose, sendo o diagnóstico, na maior parte das vezes, associado à história alimentar recente. A comprovação de que as manifestações clinicas são causadas pela Salmonella só pode ser feita pela identificação do germe nas fezes da pessoa infectada e é útil somente nos casos mais graves, em que a administração de antibiótico se faz necessária. Este teste usualmente não é realizado em um exame comum de fezes, sendo necessário uma instrução específica ao laboratório para a procura do germe nas fezes. Uma vez identificado pode ser realizada a cultura das fezes para a determinação do tipo específico e qual antibiótico deve ser utilizado para o tratamento.
  18. Comente sobre a diarréia aguda. RESP=Diarréia ocorre quando aumenta a proporção de água contida nas fezes, o que aumenta o peso fecal diário eliminado para mais que 250 g. O normal não ultrapassaria 200 g, tecnicamente falando. A urgência evacuatória, a incapacidade de segurar as fezes (incontinência) e múltiplas evacuações poderiam ser referidas erroneamente como diarréia, mas podem acontecer com consistência fecal normal. O termo diarréia aguda refere-se ao início súbito e à duração menor que três semanas, a grande maioria resolvendo-se em menos de três a cinco dias. Os intestinos são responsáveis por absorver os líquidos que tomamos, os que estão naturalmente contidos nos alimentos (1-2 litros/dia) e aqueles produzidos pelo próprio aparelho digestivo (7 litros/dia). Esses são as secreções como a saliva, o suco do estômago, a bile do fígado, o suco do pâncreas e os líquidos liberados pelas células que forram os intestinos (da mucosa). Do total produzido, até 9 litros por dia, os intestinos reabsorvem tudo, exceto 100 a 200 ml eliminados com as fezes.
  19. O  local mais comum de infecção por Escherichia coli é: ; Ä Vesícula biliar; ; ÄTrato gastrintestinal; ; ÄPeritônio; ; ÄTrato respiratório; ; ÄTrato urinário ;  Ä Todas estão corretas
  20. Em relação as estruturas antigênicas das Enterobacteriaceae, podeomos afirmar: ÄO antígeno O constituem a parte mais externa do lipossacarideo da parede cellular e consistem em unidade repetidas polissacarídeos; Ä Os antígenos O são resistentes ao calor e ao álcool, e em geral são detectados por aglutinação bacteriana; Ä Os anticorpos dirigidos contra o antígeno O são predominantemente IgM; Ä Os antígenos K são externos aos antígenos O em alguns mais não em todas as Enterobacterias; Ä Os antígenos H localizam-se nos flagelos e são denaturados ou removidos pelo calor ou pelo álcool;  Ä Todas estão corretas
  21. Conhecida como Diarréia do viajante e uma causa muito importante de diarréia em lactentes de paises desenvolvidos; Algumas cepas produzem uma exotoxina termolábil (LT) que ativa a adenil-ciclase e outras produzem a enterotoxina termoestável (ST) que ativa a guanilil-ciclase. Estas são características da Escherichia coli: Ä ETEC, Ä EPEC; ÄEHEC; Ä EIEC; ÄEAEC; Ä todas estão corretas
  22. Produz uma verotoxina (ação em células renais de macaco verde africano), associada a colite hemorrágica e a síndrome hemolítico-urêmica, uma doença que resulta em insuficiência renal aguda, anemia hemolítica microangiopática e trombocitopênia. Estas são características da Escherichia coli: Ä ETEC, Ä EPEC; ÄEHEC; Ä EIEC; ÄEAEC; Ä todas estão corretas
  23. Produz uma doença  muito semelhante a shigelose, que afeta comumente as crianças em paises em desenvolvimento. Produz doença ao invadir a célula epitelial da mucosa intestinal. Estas são características da Escherichia coli: Ä ETEC, Ä EPEC; ÄEHEC; Ä EIEC; ÄEAEC; Ä todas estão corretas
  24. Em relação as estruturas antigênicas das Enterobacteriaceae, podeomos afirmar:  Ä O antígeno O constituem a parte mais externa do lipossacarideo da parede cellular e consistem em unidade repetidas polissacarídeos; Ä Os antígenos O são resistentes ao calor e ao álcool, e em geral são detectados por aglutinação bacteriana; Ä Os anticorpos dirigidos contra o antígeno O são predominantemente IgM; Ä Os antígenos K são externos aos antígenos O em alguns mais não em todas as Enterobacterias; Ä Os antígenos H localizam-se nos flagelos e são denaturados ou removidos pelo calor ou pelo álcool;  ÄTodas estão corretas
  25. Muitos microrganismos Gram-negativos produzem substâncias bactericidas  que agem sobre outras cepas de mesmas espécies ou de espécies estreitamente relacionadas, recebendo o nome generalizado de bactericinas, e conforme a bactéria, um nome específico. Assim, Escherichia coli, Serratia marcencens e Pseudomonas aeruginosas, produzem, respectivamente:  Ä colicinas, marcescinas e piocinas; Ä piocinas, serratinas e colicinas; Ä colicinas, serracinas e pseudomicinas; Ä piocinas, colicinas e marcecinas; Ä colicinas, piocinas e marcinas; Ä todas estão corretas
  26. Conhecida como Diarréia do viajante e uma causa muito importante de diarréia em lactentes de paises desenvolvidos; Algumas cepas produzem uma exotoxina termolábil (LT) que ativa a adenil-ciclase e outras produzem a enterotoxina termoestável (ST) que ativa a guanilil-ciclase. Estas são características da Escherichia coli: Ä ETEC, Ä EPEC; ÄEHEC; Ä EIEC; ÄEAEC; Ä todas estão corretas
  27. Produz uma verotoxina (ação em células renais de macaco verde africano), associada a colite hemorrágica e a síndrome hemolítico-urêmica, uma doença que resulta em insuficiência renal aguda, anemia hemolítica microangiopática e trombocitopênia. Estas são características da Escherichia coli: Ä ETEC, Ä EPEC; ÄEHEC; Ä EIEC; ÄEAEC; Ä todas estão corretas
  28. Produz uma doença  muito semelhante a shigelose, que afeta comumente as crianças em paises em desenvolvimento. Produz doença ao invadir a célula epitelial da mucosa intestinal. Estas são características da Escherichia coli: Ä ETEC, Ä EPEC; ÄEHEC; Ä EIEC; ÄEAEC; Ä todas estão corretas
  29. Constitui uma importante causa de diarréia em lactentes, adere as células da mucosa, ocorrem perda das microvilosidades, formação de filamentos de actina ou estruturas semelhantes a taças e por vezes ocorre a interiorização, . São características das Escherichia coli: Ä EPEC, Ä ETEC; Ä EIEC; Ä EHEC; Ä EAEC Ä Todas estão corretas
  30. Em casos de suspeita de shigelose, o melhor método de obtenção de material para cultura do agente causal é: Ä  “Swab” retal; ÄCultura das fezes; ÄCultura da urina; Ä Cultura do sangue; ÄCultura do líquor; Ä Todas estão corretas
  31. Em relação a Escherichia coli Enterotoxigenica (ETEC) é correto afirmar: ÄInfectam principalmente o intestino delgado. Ä Apresenta sintomas tais como dores violentas abdominais, vómitos, nauseas e febre baixa; Ä Produzem enterotoxinas semelhantes à toxina da cólera, com actividade de adenilato ciclase; Ä A bacteria tem fímbrias que lhe permite aderir fortemente ao epitélio e não ser completamente arrastada pela diarreia volumosa; Ä Todas estão corretas
  32. Em relação a diarréia causada pelas ETEC, podemos afirmar que: Ä O aumento do GMPc (um mediador) dentro do enterócito causa aumento da secreção de electrólitos como cloro e sódio para o lúmen intestinal, seguidos de água por osmose. Ä A colonização resulta na diarreia profusa aquosa, tipo água de arroz, sem sangue; ÄA doença é perigosa para crianças pequenas devido à desidratação; Ä Todas estão corretas
  33. Em relação a Diarréia é correto afirnar: ÄOcorre quando aumenta a proporção de água contida nas fezes, o que aumenta o peso fecal diário eliminado para mais que 250 g. Ä A urgência evacuatória, a incapacidade de segurar as fezes (incontinência) e múltiplas evacuações poderiam ser referidas erroneamente como diarréia, mas podem acontecer com consistência fecal normal. Ä O termo diarréia aguda refere-se ao início súbito e à duração menor que três semanas, a grande maioria resolvendo-se em menos de três a cinco dias. Ä É causado por bactérias da família das Enterobacteriaceae; Ä Todas estão corretas
  34. Faça comentário sobre os mecanismos de patogenicidade dos agentes de Entero-infecções.
  35. “As Enterobactérias produzem infecções exclusivamente, entérica? Justifique sua resposta.
  36. “A E.coli normal da microbiota intestinal pode ser patogênica em localizações extra-intestinais”. Faça comentário  sobre a sentença, citando 3 exemplos.
  37. Qual o principal fator de virulência da Escherichia coli Enteropatogênica Clássica (EPEC)?
  38. Com relação a patogenicidade, as Escherichia coli são classificadas em EPEC, ETEC, EIEC. Qual o mecanismo de patogenicidade de cada grupo.
  1. Um estudante do curso de Farmácia  semeou fezes em placa de ágar Mac Conkey e isolou um germe que não fermenta a glicose, não produz gás e nem H2S e nem desamina o triptofano, tendo portanto uma reação positiva na prova da urease. Que conclusão pode tirar?
  2. Descreva os procedimentos básicos para isolamento de germes enteropatogênicos
  3. Para identificação de germes gram-negativos, semea-se nos meios de EPM, MILI e Citrato. Quais as provas bioquímicas que esses meios fornecem?
  4. Descreva os procedimentos básicos para isolamento de germes enteropatogênicos
  5. Faça comentário sobre os mecanismos de patogenicidade dos agentes de enteroinfecções.
  6. Quais as principais bactérias que se busca em uma coprocultura de um paciente com diarréia?
  7. Um estudante do curso de Farmácia semeou fezes em meio de ágar  SS e observou crescimento de umas colônias de cor rósea e de outras de cor negra em maior quantidade. Que conclusão pode tirar desses resultados
  8. Um estudante do curso de Farmácia  semeou fezes em meio de ágar EMB e observou somente crescimento de colônias com pigmentos preto metálico. Que conclusão pode tirar desses resultados
  9. Shigellas podem ser distinguidas de salmonelas por: ÄFalta de mobilidade ; ÄSua produção de uréase; ÄTeste positivo de vermelho de metila; ÄTeste positivo de fermentação de manitol; ÄReação negativa de Voges-Proskauer