GENÉTICA

GENÉTICA BACTERIANA

  1. Características como resistência a drogas e fatores de virulência podem passar de uma bactéria para outra bactéria (da mesma ou de espécie diferente). Descreva os 3 principais mecanismos de recombinação genética. RESP = A) TRANSFORMAÇÃO. Mecanismo de transferência genética entre bactérias no qual o DNA dador é DNA livre no ambiente que circunda a bactéria receptora (ex. plasmídeo); B) TRANSDUÇÃO - Mecanismo de transferência genética entre bactérias no qual o DNA dador, que consiste em fragmentos de DNA bacteriano, é introduzido na célula receptora através de um vetor, que é um bacteriófago (vírus que infecta bactérias). C) CONJUGAÇÃO - Processo unidirecional de transferência de informação genética entre bactérias, que ocorre de uma bactéria dadora ( F+) para uma receptora (F-), através de um canal citoplasmático (pili sexual) entra as duas células.
  2. O que são estirpes Hfr? RESP = São estirpes com alta frequência de recombinação (High frequency recombination) para certos genes cromossômicos, devido à integração do plasmídeo F no genoma bacteriano.
  3. Como são transferidos os genes cromossômicos pelas estirpes Hfr?  RESP = O local IS e a orientação de inserção de F determinam quais os genes cromossômicos transferidos e qual a ordem de transferência. Quando a conjugação ocorre entre uma célula Hfr e uma célula F-, inicia-se a transferência de uma das cadeias do cromossoma de Hfr para a célula receptora (F-). Verifica-se na célula receptora a recombinação genética com a troca de DNA (por crossing-over) nos pontos de homologia.
  4. O que são estirpes F? RESP = São estirpes bacterianas contendo um plasmídeo F que transporta um ou mais genes cromossômicos bacterianos. Os únicos genes cromossômicos que transferem durante a conjugação são aqueles que foram integrados no plasmídeo. O plasmídeo F pode existir numa população bacteriana integrado no genoma do hospedeiro ou livre no citoplasma. A integração faz-se por recombinação sítio-específica e, por vezes, na excisão o plasmídeo transporta alguns genes cromossômicos; a célula bacteriana resultante denomina-se F’.
  5. Cite cinco tipos de mutantes bacterianos. RESP = a) auxotrófico, b) resistência a drogas, c) Morfológico, d) Fisiológico. e) virulência
  6. No processo de transferência genética as bactérias podem se tornar Hfr. Qual o significado biológico deste fato? RESP = Disseminação dos genes na natureza com maior intensidade, pois os genes estão integrados aos cromossomos
  7. No processo de transformação (recombinação genética) a captação direta de DNA doador por células receptoras depende de sua competência para transformação. Pouco comum a ocorrência natural desta propriedade entre bactérias, e algumas dessas cepas são passíveis de transformação apenas na presença de: ... RESP = Proteínas ligadoras de DNA
  8. Uma acadêmica de biologia isolou uma bactéria do ambiente e semeou em duas placas contendo meio de cultura, uma (placa A) com metionina e penicilina e outra (placa B), sem metionina e com streptomicina. Incubou a 37ºC por 48 horas e observou que houve crescimento somente na placa B. Que conclusão pode tirar em relação às características fenotípicas desta bactéria? Que tipo de experimento pode realizar para demonstrar o processo de recombinação genética?
  9. O mutante bacteriano com síntese defeituosa de um componente essencial para seu requerimento nutricional chama-se: Ä Mutante R; Ä Mutante S; Ä Mutante auxotrófico; Ä Mutante quimiotrófico; Ä Mutante heterotrófico; Ä Mutante alimentar: Ä Mutante metabólico; Ä Todas estão corretas Ä NRA

 

  1. Os processos de recombinação genética bacteriana, mediada pelos píli sexual e bacteriófagos são, respectivamente: _________________; Ätransdução e conjugação; Ä transformação e conjugação; Ä conjugação e tradução; Ä transdução e conjugação; Ä conjugação e transdução;Ä Todas estão corretas Ä Todas estão erradas
  2. Descreva sucintamente a molécula de DNA em bactérias e cite suas funções. RESP= O DNA em bactérias é uma macromolécula em forma de uma dupla fita circular, com um comprimento de aproximadamente 1.100mm, altamente empacotado e dobrado para se manter dentro da célula, que mede de 1 a 2 mm de comprimento. O DNA possui em vários organismos as mesmas propriedades ou funções, as quais incluem capacidade de replicação e transmissão das moléculas hereditárias durante a divisão celular.
  3. Defina plasmídios.  RESP= Plasmidios são moléculas extracromossomais circulares de DNA encontradas em muitas espécies bacterianas e em algumas espécies de eucariotos. Os plasmídios não são indispensáveis para a célula, mas podem lhe conferir vantagens seletivas, por exemplo, pode possuir a informação para a degradação de certos substratos, resistência a um antibiótico ou a um metal pesado.
  4. O que são Transposons?   RESP= Levando em consideração que o DNA não é estável, transposons são os segmentos móveis de DNA em bactérias, que são movimentados (transpostos) em baixa frequência dentro do cromossomo.
  5. Quais são os principais processos responsáveis pela diversidade genética em bactérias? RESP = A mutação e a recombinação genética.; A recombinação genética é mais eficiente e mais rápida que a mutação. Existem três tipos de recombinação: Transformação, conjugação e transdução. Enquanto que a mutação pode ser induzida ou natural ou em outra classificação, pontual ou deslocamento.
  6. Cite duas variações fenotípicas conseqüentes das mutações e indique o mutante. RESP = a) Resistência a drogas- Mutantes que exibem diferente tolerância a drogas como antibióticos e quimioterápicos. Ex.: PENr e PENs, resistente a penicilina e sensível a penicilina. O resistente é o mutante. b) Auxotróficos- São incapazes de sintetizar um ou mais fatores de crescimento, como aminoácidos, purinas pirimidinas, vitaminas. Ex.: LIS- e LIS+, incapaz de produzir lisina (-) e capaz de produzir lisina (+). O incapaz é o mutante
  7. Discorra sobre Recombinação gênica. RESP=A recombinação gênica vem garantir que diferentes combinações de genes sejam possíveis. Como já foi dito os mecanismos que permitem a recombinação são: conjugação, transformação, transdução. A recombinação se dá por um conjunto de processos que produzem rearranjos entre genes e partes desses genes.
  8. Fale sobre o processo de transformação. RESP = Foi o primeiro processo a ser estudado. Processo no qual o DNA livre no meio, que geralmente é de uma bactéria morta, é tomado pela célula, resultando em alterações genotípicas desta.
  9. Defina o processo de Transdução. RESP= É o processo no qual o DNA bacteriano é transferido entre células mediado por um vírus.  
  10. Defina Conjugação bacteriana. Resp = É o mecanismo de transferência de informação genética que requer contato entre células. Este intercâmbio implica transferência de molécula de DNA extracromossômica, um plasmídio.
  11. Qual a primordial diferença entre Conjugação e Transformação? RESP=Consiste no contato, que para a conjugação é indispensável, pois é através de uma ponte citoplasmática (pile sexual) que o material vai ser transferido. A transformação não precisa de contato.